pt
enptes
pt
enptes
  • Home
  • News
  • L8 Energy | Energia fotovoltaica: conheça as vantagens da telha solar

L8 Energy | Energia fotovoltaica: conheça as vantagens da telha solar

L8 Energy | Energia fotovoltaica: conheça as vantagens da telha solar

A busca por fontes alternativas de energia é uma tendência mundial. No Brasil não é diferente. Cada vez mais pessoas investem em sistemas de energia solar – por exemplo – visando a economia e a sustentabilidade ambiental. Em 2021, o país bateu recorde na geração de energia a partir de fonte solar – dados obtidos pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) – atingindo assim 13 gigawatts (GW) de potência, muito acima do registrado no ano anterior quando foram 7,9 gigawatts (GW). Atualmente, são mais de 816 mil sistemas solares conectados à rede em todo o Brasil e a maioria (77%) é de consumidores residenciais que possuem sistemas de pequeno porte instalados em telhados, fachadas e terrenos.

A partir do momento que a energia fotovoltaica – ou seja, a adquirida a partir da luz e do calor do Sol – vai se popularizando e ganhando mercado, existe o aumento da demanda e obviamente, novos produtos também são desenvolvidos pela indústria, com o objetivo de trazer mais eficácia na geração de energia. Uma dessas inovações é a telha solar, fabricada com material mais resistente e que produz mais energia do que as placas solares, captando energia com mais eficiência mesmo nas áreas sombreadas.

Porque optar pela telha solar: as vantagens

O diretor da L8 Energy, Guilherme Nagamine, destaca que “a telha solar agrega design na geração de energia renovável e produz 5% mais energia do que os módulos convencionais produzidos em silício”. Além disso, as telhas solares permitem um maior aproveitamento do espaço do telhado, aliando a geração de energia à cobertura do imóvel e podem ser instaladas em espaços pequenos, como por exemplo, em uma garagem.

Vale contar também que as telhas solares absorvem mais energia do que as placas convencionais, mesmo em locais sombreados. “Este produto é menos suscetível a sombras, com captação da luz difusa, se tornando mais eficiente em locais com baixa luminosidade, independentemente da inclinação dos raios solares. Com isso, não é preciso alterar o projeto arquitetônico para que o telhado possa gerar energia”, explica Nagamine que também comenta sobre a durabilidade, vida útil varia entre 25 e 30 anos das telhas solares e finaliza “a telha solar L8 apresenta uma tecnologia nunca vista antes por aqui e com uma estrutura de alta resistência. Por isso ela tem 10 anos de garantia de fábrica”.

Para Leandro Kuhn (CEO da L8 Group), assim como no caso dos painéis fotovoltaicos, as telhas solares também trazem a certeza da economia a médio e longo prazo, mas, para ele, o grande diferencial deste produto está na estética. “Os materiais das telhas solares trazem acabamentos cada vez melhores e temos o melhor produto já fabricado para este fim, que traz beleza ao projeto, aliando a eficiência energética ao design da arquitetura”, destaca.

Projeto residencial em Jataí – GO

No município de Jataí, no sudoeste de Goiás, as telhas solares L8 fazem a cobertura de boa parte de uma residência construída no final de 2020. No projeto, foram utilizadas 750 telhas solares L8 em um sistema fotovoltaico misto, que une telhas e módulos na geração de energia.

Atualmente a produção energética da residência está dentro do previsto em projeto, com 5.500 kWh por mês, o suficiente para suprir a demanda da família, levando-se em consideração que o consumo médio residencial no Brasil gira em torno de 165 kWh por mês, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Energética, do Ministério de Minas e Energia.

Guilherme Nagamine destaca que a instalação do telhado foi concluída em novembro de 2020 e o sistema fotovoltaico homologado pela operadora de energia da região em dezembro do mesmo ano. Os proprietários devem se mudar para a nova casa ainda em março de 2022, com um crédito acumulado de 70.000 kWh.

A partir desse exemplo, a L8 Energy conta com dados e resultados suficientes para apresentar possibilidades de instalação para novos projeto.
Acesse www.l8group.net/energy e saiba mais sobre essa solução.

Leitura Recomendada

Utilização de equipamentos por forças de segurança cresce no Brasil; em dois estados a L8 Group é a responsável pelo[...]
O Grupo L8 forneceu 46 bodycams para os agentes da Polícia Federal que atuam diretamente no Aeroporto Internacional de Confins,[...]
Todas as pessoas do mundo estão sujeitas a perder ou esquecer objetos pessoais, como chaves ou carteiras – e isso[...]
Carregar mais
Utilização de equipamentos por forças de segurança cresce no Brasil; em dois estados a L8 Group é a responsável pelo[...]
O Grupo L8 forneceu 46 bodycams para os agentes da Polícia Federal que atuam diretamente no Aeroporto Internacional de Confins,[...]
Todas as pessoas do mundo estão sujeitas a perder ou esquecer objetos pessoais, como chaves ou carteiras – e isso[...]
Carregar mais
plugins premium WordPress