pt
enptes
pt
enptes
  • Home
  • News
  • ChatGPT: o que é, como funciona e quais cuidados devem ser tomados

ChatGPT: o que é, como funciona e quais cuidados devem ser tomados

ChatGPT: o que é, como funciona e quais cuidados devem ser tomados

Um dos assuntos mais comentados da atualidade é o ChatGPT. Não é preciso estar necessariamente atento ao mundo digital para ter se deparado com esse termo, afinal muitas notícias e comentários surgiram sobre a ferramenta.

Nesse sentido, como todo assunto que surge e vira tendência, abriram-se novos diálogos, expandindo horizontes, mas também surgiram críticas, como não poderia deixar de ser quando “algo novo” ganha popularidade. Por se tratar de uma ferramenta bastante curiosa e até mesmo controversa, há quem veja a evolução do ChatGPT como uma ameaça. Mas por que será?

A seguir, trazemos um conteúdo para que você compreenda o que é o ChatGPT e quais lições podemos tirar do uso da inteligência artificial.

O que é o ChatGPT?

Antes de tudo é necessário saber do que se trata o ChatGPT. Ele é a sigla de Generative Pretrained Transformer, que pode ser traduzido como transformador pré-treinado gerador de conversas.

Em outras palavras, é uma inteligência artificial (IA) que responde perguntas variadas via chat sobre diversos assuntos, até mesmo produzindo textos literários ou conselhos pessoais, embora, por motivos óbvios, essa não seja de forma alguma o foco da IA.

A atualização mais recente, o GPT-4, consegue analisar altos volumes de textos e criar resumos ou, até mesmo, analisar algumas imagens.

Como funciona o ChatGPT?

Para tecer suas respostas, o software do chat utiliza um enorme banco de textos encontrados na internet. Até mesmo um tweet pode ser utilizado como base para gerar uma resposta ao usuário.

Isso é possível graças aos avanços de machine learning, que permitem ao ChatGPT uma profunda interpretação da pergunta e, desta forma, gerar respostas relevantes. O item crucial para gerar as respostas é a rede neural de aprendizado profundo denominada Transformer, que aprende o contexto daquilo analisado.

Isso pode afetar a segurança de dados?

Não é segredo que, para ser mantido e fazer tanto sucesso, o ChatGPT precisa ter uma base de dados gigantesca. A OpenAI, por exemplo, utilizou cerca de 300 bilhões de palavras para o banco de dados do chat. Uma vez que os dados podem ter sido retirados de redes sociais, blogs e afins, abre-se a questão sobre a liberação do uso desses dados. Indo mais além, traz também questionamentos sobre a segurança dos mesmos.

O ChatGPT pode, ainda, apresentar outras “ameaças”, como, por exemplo, sua utilização para recolher dados e informações sobre os usuários, que podem ser compartilhados sem a devida autorização dos mesmos. Além disso, como não exibe as fontes das respostas, outro problema pode ser a proliferação de inverdades ou conteúdo que não condizem com a realidade das coisas.

A ferramenta será (e tem sido) útil para automatizar rotinas, dar celeridade a procedimentos cotidianos de marketing, de vendas, entre outras áreas dentro das empresas – mais ou menos como os chatbots já funcionam atualmente. No entanto, torna-se imprescindível realizar um investimento ainda mais robusto em relação aos cuidados com a privacidade dos dados levados para dentro do chat, prezando por uma segurança que seja capaz de minimizar riscos e danos.

A evolução não deve ser temida, mas precisa ser estudada e analisada atentamente, pois os benefícios do ChatGPT para sua empresa não devem ofuscar a necessidade de uma sólida defesa de proteção de dados.


A L8 Group oferece soluções em tecnologia que ajudam o seu negócio a prosperar com segurança. Para ficar por dentro de todas as informações sobre esse e outros assuntos, acompanhe o blog do Grupo L8.

Leia também:

Leitura Recomendada

O Grupo L8 completou 10 anos no dia 17 de março e comemorou em grande estilo: com uma festa no[...]
Nos últimos anos, a sociedade e o mercado precisaram se adaptar ainda mais ao mundo digital, principalmente por causa do[...]
A expansão da L8 Group para o Rio de Janeiro representa um grande passo na história da empresa curitibana, que[...]
Carregar mais
O Grupo L8 completou 10 anos no dia 17 de março e comemorou em grande estilo: com uma festa no[...]
Nos últimos anos, a sociedade e o mercado precisaram se adaptar ainda mais ao mundo digital, principalmente por causa do[...]
A expansão da L8 Group para o Rio de Janeiro representa um grande passo na história da empresa curitibana, que[...]
Carregar mais
plugins premium WordPress