Conheça 5 vantagens de usar telhas solares em seu projeto

Tendência entre soluções sustentáveis na indústria da construção civil, as telhas solares aliam vantagens importantes na geração de energia elétrica.

Práticas sustentáveis têm sido pauta de vários debates na nossa sociedade, sobretudo porque os impactos da atividade humana provocam danos profundos e irreparáveis ao meio ambiente. Como resultado, diversas empresas ao redor do mundo têm se destacado no mercado devido à preocupação com essa questão.

Nesse sentido, construções eficientes estão cada vez mais presentes na pauta das grandes cidades e são um dos 17 desafios da Agenda 2030 das Nações Unidas. Então, a implantação de soluções sustentáveis na indústria da construção civil também é uma das principais tendências do setor para os próximos anos e, para isso, a tecnologia é sua principal aliada.

No Brasil, a Telha Solar L8 é uma das grandes novidades para gerar eficiência energética às construções. Com tamanho e formato similares às tradicionais, esse produto é aprovado pelo Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, e conta com uma tecnologia de ponta chamada de filme fino. Além de ser resistente, a telha possui maior poder de absorção de energia, desta forma deixando mais acessível a possibilidade de geração de energia solar em residências.

A seguir, confira cinco características que fazem das telhas solares uma opção interessante para seus projetos.

Economia

Assim como as tradicionais placas fotovoltaicas, as telhas solares trazem a certeza de economia a médio e longo prazo. Nesse sentido, seu sistema de geração é capaz de acender uma lâmpada de 30W com apenas uma telha, que mede 50 x 70 cm. Além disso, ao gerar a própria energia elétrica, o empreendimento pode contar com isenção do ICMS sobre a energia excedente do sistema. Tudo por conta do investimento em uma energia renovável, incentivado pelo governo brasileiro.

Estética

A questão estética também é uma das vantagens desta opção. Os materiais das telhas solares trazem acabamentos cada vez melhores, que auxiliam para que a beleza e a qualidade caminhem juntos. Isso traz uma perfeita harmonia entre a eficiência da engenharia e o design da arquitetura.

“Temos o melhor produto já fabricado para este fim com acabamentos perfeitos, que traz beleza além de qualidade. O produto foi premiado como design de produto do ano no IF Gold Award 2019, o mais prestigiado evento de design do mundo”, complementa o CEO da L8, Leandro Kuhn.

Praticidade e eficiência

Pequenas e leves, as telhas solares permitem que a construção não sofra grandes mudanças e permite que toda a área de um telhado possa ser coberta com as telhas solares, ou seja, cada centímetro quadrado de um telhado pode ser um gerador fotovoltaico.. Inclusive, este material também pode ser instalado em locais com construção já concluída, ampliando o seu leque de utilização. A tecnologia presente nas telhas também é essencial para a sua eficiência energética.

Outra vantagem é que o produto é menos suscetível a sombras, com captação da luz difusa e mais eficiência na captação em locais nublados ou com baixa luminosidade (link texto 1 novembro). Ou seja, não é preciso alterar o projeto arquitetônico para que as construções possam gerar a própria energia com seus telhados.

Sustentabilidade

Como já mencionamos, a utilização de fontes de energias renováveis vêm ganhando cada vez mais espaço no debate público. Por isso, as telhas solares são peças importantes para um futuro sustentável. Seu uso resulta em eficiência na segurança energética, além de descentralizar a matriz energética brasileira, hoje focada nas hidrelétricas. Atualmente, a energia solar atende apenas 1,7% da matriz elétrica do país. Ou seja, há um grande espaço para crescimento desta tecnologia.

Durabilidade

Outra vantagem das telhas solares é sua vida útil, que varia entre 25 e 30 anos. Esse tempo é mais do que suficiente para garantir o retorno do investimento na instalação do material. “A Telha Solar L8 apresenta uma tecnologia nunca vista antes por aqui. Sua estrutura possui alta resistência e por isso sua durabilidade é enorme. Ela vem com 10 anos de garantia de fábrica e a geração de energia após 25 anos é de 85% da potência nominal”, explica Guilherme Nagamine, diretor executivo da L8 Energy.

Segundo o INPE, o Brasil é o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo, com mais de 3 mil horas de brilho do sol por ano. Além disso, um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), mostra que entre os sistemas fotovoltaicos instalados no país, os consumidores residenciais representam a maioria: 72,60%. Portanto, a consciência de consumo entre as pessoas vem crescendo de forma exponencial e isso se reflete também em relação a suas casas.

“Então, o investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras se tornou necessário. E foi pensando nisso que a L8 trouxe a Telha Solar para o mercado brasileiro. Assim, aliada ao conceito de solução integrada ao projeto, ela otimiza o uso do espaço do telhado e gera conforto térmico, diminuindo o uso de aquecedores ou ar-condicionado, além de proporcionar a redução na conta de energia elétrica”, finaliza Nagamine.