pt
enptes
pt
enptes
  • Home
  • News
  • Rede 5G: a nova tecnologia de internet móvel no Brasil

Rede 5G: a nova tecnologia de internet móvel no Brasil

Rede 5G: a nova tecnologia de internet móvel no Brasil

Sendo você um amante da tecnologia, ou não, uma coisa é certa: a rede 5G vai mudar a maneira como interagimos no meio digital, e também como vivemos no dia a dia. Mas será que você, e seus dispositivos, já estão preparados para esta grande evolução? Confira neste artigo tudo o que há para saber sobre essa novidade que está cada vez mais próxima!

O que é a rede 5G?

Sucessora da já conhecida rede 4G, a rede 5G é a quinta geração de internet móvel, evoluída ao extremo, trazendo consigo altíssimas taxas de download e upload, maior estabilidade e simultaneidade de conexões, até mesmo em locais denominados “densos” – onde muitos aparelhos e usuários acessam essa mesma rede -, tarefa esta desafiadora para a predecessora.

Com tanta evolução, a tecnologia é dotada de eficiência e amplitude, possuindo a proposta de elevar a capacidade e as possibilidades da internet móvel como hoje a conhecemos, conectando por meio dela todos os tipos de dispositivos eletrônicos que nos cercam, como celulares, televisores, geladeiras, câmeras, carros, até cidades inteiras.

Como a rede 5G funciona?

Essa rede opera exatamente da mesma maneira que outros sistemas de comunicação sem fio, isto é, por meio de frequências de rádio (também denominado espectro), que transportam informações pelo ar. Entretanto, ela o faz diferentemente, por conta de utilizar frequências de rádio mais altas – de 3,6 GHz (gigahertz) a 26 GHz. Isso permite que sejam carregadas mais informações em um ritmo muito mais rápido. Essas bandas mais altas são chamadas de “ondas milimétricas” (mmWave ou mmW).

Embora as bandas mais altas sejam mais rápidas no transporte de informações, pode haver problemas quando o quesito distância entra em jogo, já que elas são facilmente bloqueadas por objetos físicos, como árvores e edifícios. Para contornar esse desafio, a rede 5G prevê a utilização de várias antenas de entrada e saída (ou transmissores e receptores), para aumentar os sinais e a capacidade de sua cobertura.

Qual a diferença entre as redes 3G, 4G e 5G?

O desafio de tornar uma tecnologia mais eficiente, geração após geração, é realmente enorme, porém não impossível quando falamos de internet móvel.

A rede 3G previu uma velocidade máxima de até 42 Mbps (megabits por segundo) e latência – atraso que um pacote possui para se mover de um ponto para o outro – de 100 a 500 ms (milissegundos).

Já a rede 4G foi apresentada com especificações de velocidade máxima de 150 Mbps e latência de 20 a 50 ms, porém, a sua última revisão, 4G+ (popularmente chamada de 4.5G), estima até 1 Gbps (Gigabits por segundo) de velocidade.

A rede 5G simplesmente eleva todos os padrões anteriores, com velocidade máxima de 10 Gbps e latência de 1 ms, sendo cerca de 10 vezes mais rápida que a rede 4G, e mais de 200 vezes quando comparado a rede 3G.

Para termos uma visão clara da diferença em velocidade, fazer o download de um filme de 2 horas em resolução 4K demoraria várias horas na rede 3G, cerca de 20 minutos na rede 4G, e apenas 8 segundos na rede 5G.

Os meus dispositivos já estão prontos para essa transformação digital?

Por ser ainda muito recente, os receptores 5G ainda não são tão acessíveis, porém tendem a ficar mais baratos com o passar do tempo. No momento, apenas smartphones de última geração carregam esse sinal, mas estima-se que a maioria deles irão contar com este recurso brevemente.

 Já temos a rede 5G no Brasil?

As bandas mais altas capazes das grandes velocidades da rede 5G dependiam do leilão da Anatel, fato este que ocorreu recentemente e ficou conhecido como o maior leilão da América Latina. Sem essa venda prévia das faixas de frequências de rádio, a implantação em massa não poderia acontecer.

Deste modo, o início das obras para implantar essa rede móvel está marcado para 2022, com previsão de pleno funcionamento para meados de 2025.

Entretanto, as operadoras brasileiras implantaram em 2020 a rede 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, da sigla em inglês) – que é uma implementação do sistema compartilhando o espectro de outras tecnologias, como o 4G+ – nas principais grandes cidades. Todavia, essa tecnologia não consegue alcançar toda a largura de banda que o 5G de bandas mais altas promete.

Como serão os planos da rede 5G?

Todas as operadoras atuantes no Brasil precisarão passar por uma adaptação no catálogo de produtos e planos para a rede 5G, especialmente por conta da velocidade, já que a internet móvel será mais veloz e, com isso, o consumo de dados também. A solução será apresentar valores mais atraentes quando comparados aos planos atuais de 4G com franquias ilimitadas de dados ou preços por gigabytes.

O que o futuro promete com a rede 5G?

As promessas são curiosas, pois essa rede móvel não irá apenas aumentar a eficiência e liberar o potencial da automação, mas também nos permitirá explorar tecnologias em desenvolvimento, como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

Além disso, em termos de utilização em indústrias, essa rede irá conectar máquinas inteligentes que são movidas pela Inteligência Artificial (IA) ou IoT (internet das coisas), possibilitando potencializar esse tempo de resposta a um comando.

O que isso gera? Uma maior personalização em demandas, alteração de pedidos ou a impressão de características especiais dos robôs, reduzindo erros e perdas. Ou seja, pura eficiência!

 A L8 já acompanha essa evolução digital

Nós, amantes que somos da tecnologia, já estamos acompanhando essa transformação digital. Em nossas soluções, muito em breve, será possível contar com as mudanças que a rede 5G irá apresentar.

Para você ser o primeiro a ficar sabendo dessas notícias, continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais, pois sempre trazemos as novidades, informações inéditas e curiosidades que envolvem esse universo de inteligências.

Até a próxima!

Leitura Recomendada

Embora as mudanças trazidas pelo Wi-Fi 6 tenham sido mais sobre questões de segurança, a chegada do Wi-Fi 7 promete[...]
De olho no mercado, a L8 Group, empresa especializada em tecnologia para cibersegurança e segurança pública, investiu na produção de[...]
A energia solar fotovoltaica é uma das tecnologias que mais crescem no Brasil e no mundo. De acordo com a[...]
Carregar mais
Embora as mudanças trazidas pelo Wi-Fi 6 tenham sido mais sobre questões de segurança, a chegada do Wi-Fi 7 promete[...]
De olho no mercado, a L8 Group, empresa especializada em tecnologia para cibersegurança e segurança pública, investiu na produção de[...]
A energia solar fotovoltaica é uma das tecnologias que mais crescem no Brasil e no mundo. De acordo com a[...]
Carregar mais
plugins premium WordPress