pt
enptes
pt
enptes

Cibersegurança: o que é?

Cibersegurança: o que é?

Nos últimos anos, a sociedade e o mercado precisaram se adaptar ainda mais ao mundo digital, principalmente por causa do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, que acelerou a evolução do setor.

Os dois anos de pandemia mudaram a forma como o consumidor compra serviços e produtos. Diversos estudos comprovam essa mudança de comportamento, a qual também afetou as empresas.

Os negócios, das mais variadas áreas, precisaram investir em soluções digitais para ofertar aos clientes e, assim, se manterem competitivas diante do novo cenário surgido. 

Com o boom digital ocasionado pelos anos de pandemia, a cibersegurança entrou de vez em pauta e ganhou destaque na lista de prioridades das empresas.

Agora, continue a leitura para saber mais sobre cibersegurança!

O que é cibersegurança?

Cibersegurança (também chamado de cybersecurity) é um título auto explicativo, pois refere-se ao conjunto de ações preventivas que visam resguardar computadores, dispositivos móveis, redes virtuais e sistemas atrelados a elas, além de proteger os dados que navegam no ambiente digital. 

Ou seja, é a proteção dedicada a softwares, hardwares e redes. Se uma empresa utiliza o mundo digital para realizar negócios, torna-se imprescindível possuir uma sólida proteção para evitar ataques de cibercriminosos e malwares que podem resultar em danos financeiros ou perda de dados importantes.  

Podemos compartimentar a cibersegurança em áreas mais específicas, algumas das principais são:

  • Segurança de rede: voltada à proteção de uma rede de computadores específicas para evitar ataques de hackers ou ação de malwares.
  • Segurança de aplicativos: debruça-se na proteção de apps de celulares e programas de computador.
  • Segurança de informações: protegem os dados do seu negócio, estejam eles armazenados ou sendo movimentados. A segurança dos dados está com um destaque ainda maior por conta do ChatGPT, como abordamos neste artigo.
  • Segurança operacional: torna seguro qualquer movimentação ou controle de dados, que geralmente são muito visados por cibercriminosos.

Cada área citada acima cobre uma necessidade específica e, juntas, ajudam na construção de uma proteção robusta que supra as demandas exigidas pelas empresas.

O que a cibersegurança previne?

A seguir, listamos os perigos que rondam qualquer ambiente digital e podem ser não apenas evitados, como também remediados nos piores casos, através da cibersegurança.

São eles:

  • Malware: É o nome genérico de softwares muito usados para extração de dados, são criados para invadir dispositivos e redes.
  • Vírus: É um malware que invade dispositivos e redes com a intenção de se replicar em programas ou outros computadores, prejudicando seu funcionamento.
  • Bots: ferramenta que os hackers usam para invadir computadores e redes e controlá-los, mesmo de forma remota.
  • Spyware: Ao ser instalado, sem o seu conhecimento ou permissão, esse software vai transmitir dados e informações suas para os invasores.
  • Keylogger: Esse malware registra as teclas digitadas nos dispositivos, facilitando a obtenção de senhas e outros códigos alheios.
  • Trojan: Como o seu “apelido” explica melhor, o cavalo de Tróia aparenta ser um arquivo ou programa normal, porém ele traz uma porta de entrada secreta para outros perigos à rede e aos dispositivos.

Os perigos são muitos, portanto, a necessidade de investir em cibersegurança é inevitável. Faz parte da evolução digital na qual o mundo está inserido atualmente, pois à medida que os avanços e benefícios crescem, os perigos surgem.

A L8 Group oferece as melhores soluções tecnológicas e serviços de cibersegurança voltadas para TI e TO. 


Para ficar por dentro de todas as novidades do setor, acompanhe o blog do Grupo L8.

Leia também:

Leitura Recomendada

Utilização de equipamentos por forças de segurança cresce no Brasil; em dois estados a L8 Group é a responsável pelo[...]
O Grupo L8 forneceu 46 bodycams para os agentes da Polícia Federal que atuam diretamente no Aeroporto Internacional de Confins,[...]
Todas as pessoas do mundo estão sujeitas a perder ou esquecer objetos pessoais, como chaves ou carteiras – e isso[...]
Carregar mais
Utilização de equipamentos por forças de segurança cresce no Brasil; em dois estados a L8 Group é a responsável pelo[...]
O Grupo L8 forneceu 46 bodycams para os agentes da Polícia Federal que atuam diretamente no Aeroporto Internacional de Confins,[...]
Todas as pessoas do mundo estão sujeitas a perder ou esquecer objetos pessoais, como chaves ou carteiras – e isso[...]
Carregar mais
plugins premium WordPress