pt
enptes
pt
enptes
  • Home
  • Cases
  • Roubo de credenciais e a solução da CyberArk

Roubo de credenciais e a solução da CyberArk

Roubo de credenciais e a solução da CyberArk

Um problema mais sério do que imaginamos, o roubo de credenciais é bastante comum e caracteriza uma modalidade de crime cibernético, passível de inúmeros prejuízos para a empresa - muitas vezes, irreparáveis. Você pode até acreditar que a sua rede está segura, mas na verdade não está! Pelo menos não até que todas as suas contas privilegiadas estejam protegidas, independentemente de onde os dados estejam armazenados: nuvem, localmente, acessada por usuários, entre outros.

CyberArk é uma solução para um problema mais sério do que imaginamos: o roubo de credenciais, uma modalidade de crime cibernético com inúmeros prejuízos para a empresa.

Você pode até acreditar que a sua rede está segura, mas na verdade não está! Pelo menos não até que todas as suas contas privilegiadas estejam protegidas, independentemente de onde os dados estejam armazenados: nuvem, localmente, acessada por usuários, entre outros.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre esse problema e sua solução desenvolvida pela CyberArk, que tem como objetivo proteger a sua empresa e viabilizar mais segurança por meio da tecnologia. Boa leitura!

O que é um roubo de credenciais?

Nos tempos em que vivemos, de ataques hackers inesperados, esse roubo de credenciais chama a atenção por extrair as credenciais de autenticação, ou seja, as senhas e logins de usuários em um ambiente virtual – por exemplo, o sistema de operação da sua empresa.

Com essas senhas liberadas, os cibercriminosos têm livre acesso a todas as informações, sistemas e recursos do seu negócio, podendo, inclusive, violar dados salvos.

Por onde os criminosos acessam o roubo de credenciais?

Esses cibercriminosos são estrategistas e podem acessar as redes por diferentes meios, sendo alguns deles:

  • Senhas fracas, curtas e com informações pessoais e afetivas;
  • Phishing;
  • Ausência de uma tecnologia segura como o CyberArk;
  • Malwares espalhados como spam.

Como esses ataques podem prejudicar a sua empresa?

Se todas as informações e dados importantes do seu negócio estão em um sistema, é evidente a necessidade de contar com uma segurança específica, como o CyberArk, já que ele protege contra ameaças cibernéticas antes mesmo que elas aconteçam e causem danos extremos. 

Mas, caso a sua organização não conte com serviços como esse, o roubo de credenciais poderá acontecer causando desvios financeiros, vazamento de informações sigilosas, alteração e sequestro de dados, entre outros prejuízos irreparáveis. 

Tudo isso vai muito além de apenas um dano financeiro, pois muitas vezes é a reputação da sua empresa que estará em jogo em um roubo de credenciais, podendo até mesmo afetar futuros contratos que estão em processo de fechamento, provocando a perda desses clientes. 

Por fim, mas não menos importante, é necessário lembrá-los de que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) assegura a proteção de todos os dados, com punições severas em caso de vazamento, sejam eles clientes, fornecedores ou colaboradores. 

Como evitar esses ataques de roubos de credenciais?

Basicamente, uma das regras em geral é evitar distribuir acessos de administradores da rede a muitos colaboradores. O menos aqui é mais. Entretanto, algumas outras medidas aplicáveis no dia a dia que podem auxiliar nesse combate a roubos de credenciais são:

Implementação de monitoramento do acesso LSASS

O LSASS armazena credenciais para que os usuários não tenham que fazer login repetidamente sempre que quiserem acessar os recursos do sistema. Com o monitoramento dessa ação, é possível mitigar os riscos de um roubo de credenciais.

Habilite a verificação em duas etapas

Essa é aquela função conhecida também por autenticação multifatorial, ela garante que somente tenha acesso a determinada área quem autenticar a senha por dois fatores, o que dificulta o acesso de cibercriminosos.

Como a solução da CyberArk surge para auxiliar nessa proteção ao roubo de credenciais?

A CyberArk é líder em soluções de segurança e acessos privilegiados, com uma plataforma de gestão das credenciais que dá acesso a áreas críticas da infraestrutura e dos dados. Além disso, é a única companhia de segurança com foco na eliminação das mais avançadas ameaças cibernéticas. 

A plataforma desenvolvida pela CyberArk atua nas contas, fornecendo proteção constante e atualizada. Dessa forma, é possível garantir um melhor acompanhamento e segurança das atividades por contas privilegiadas.

Quando falamos de contas privilegiadas, nos referimos àquelas que atualmente são a maior vulnerabilidade de segurança em uma empresa. Normalmente, são essas as escolhidas pelos cibercriminosos que atacam desativando sistemas de segurança e acessando um volume enorme de dados confidenciais.

Como essa solução da CyberArk atua?

A flexibilidade da solução da CyberArk facilita a oferta modular, de acordo com a necessidade, abrangendo o gerenciamento e a proteção de contas privilegiadas, a segurança das sessões e o monitoramento contínuo da rede. Ou seja, essa plataforma detecta, monitora e reage a todas as movimentações de atividades que ocorrem no ambiente digital. 

A CyberArk nada mais é do que uma plataforma que se integra ao ambiente corporativo, de modo a suportar diversos sistemas operacionais, dispositivos e aplicativos de rede. Tudo para tornar essa experiência mais simplificada, reduzindo o impacto para o seu atual ambiente de TI.

Vantagens dessa plataforma

Uma das principais vantagens desses produtos é que eles trabalham sincronizados, transformando-se em uma solução completa e segura.

Características da CyberArk

Proteção e gerenciamento de credenciais

Isolamento e monitoramento da sessão

Detecção e respostas a ameaças

Proteção do servidor fim a fim

Proteção do controlador de domínio

A L8 Security adota essa solução segura 

As organizações que tirarem partido desse novo serviço se beneficiarão da expertise em segurança e irão garantir menos vulnerabilidades em todos os seus dados e sistemas. 

A L8 Security entende que todas as empresas precisam estar à frente das ameaças, antecipando ataques e prevenindo invasões.

Portanto, se a sua empresa busca uma plataforma de cibersegurança potente e atualizada, é hora de investir na CyberArk.

Fale conosco e leve essa segurança aos seus negócios.

Nos vemos no próximo texto! Até breve!

Leitura Recomendada

Embora as mudanças trazidas pelo Wi-Fi 6 tenham sido mais sobre questões de segurança, a chegada do Wi-Fi 7 promete[...]
imagem com cidade ao fundo e um cadeado digital, ilustrando o tema de segurança pública
O Grupo L8 está sempre com inovações e trazendo soluções para o mercado de tecnologia nacional na segurança pública. Para[...]
Pms utilizando câmeras corporais
Utilização de equipamentos por forças de segurança cresce no Brasil; em dois estados a L8 Group é a responsável pelo[...]
Carregar mais
Embora as mudanças trazidas pelo Wi-Fi 6 tenham sido mais sobre questões de segurança, a chegada do Wi-Fi 7 promete[...]
imagem com cidade ao fundo e um cadeado digital, ilustrando o tema de segurança pública
O Grupo L8 está sempre com inovações e trazendo soluções para o mercado de tecnologia nacional na segurança pública. Para[...]
Pms utilizando câmeras corporais
Utilização de equipamentos por forças de segurança cresce no Brasil; em dois estados a L8 Group é a responsável pelo[...]
Carregar mais
plugins premium WordPress